wheelbarrow.png

Sobre nós

A Escola de Educação Infantil Girassol Encantado nasceu como tantas outras, de um sonho, o sonho de ensinar, de contribuir para formar uma sociedade mais humana. No início éramos uma escola com o objetivo igual as demais, mas havia uma inquietação em nosso coração, sabíamos que havia algo faltando.

Em 2018 descobrimos pedagogia Waldorf, mas inserir este modelos de ensino parecia algo muito distante e difícil.  Não tínhamos muita informação a respeito. A pedagogia Waldorf fundamentava tudo o que acreditávamos para formar indivíduos que farão a diferença no mundo!

Nascemos no dia 04 de março de 2019 como escola, enfrentando todos os desafios que os empreendedores enfrentam, logo fomos surpreendidos por uma pandemia, lutamos com o auxilio das famílias e seguimos em frente.

Acreditamos na escola como uma extensão da família, um lugar para viver a primeira infância cheia de fantasias, desafios, brincadeiras. Um lugar onde cada criança possa ser ela mesma e seja feliz!

No ano de 2021 a Prof. Mari iniciou uma pós graduação em pedagogia Waldorf junto a Faculdade Rudolf Steiner em São Paulo e a tutoria conforme orientação da FEWDB com a Jardineira Manoela Flores, da Escola Waldorf Cordão Dourado em Curitiba, afim de dar a sustentação necessária para que possamos trilhar o caminho e nos tornarmos no futuro próximo não só uma escola inspirada mas definitivamente uma escola Waldorf.

Vem ser feliz!

escola-girassol-encantado (59).jpg

Nossa proposta

Somos uma escola inspirada na pedagogia Waldorf, portanto o que norteia nossos objetivos educacionais é esta encantadora forma de ensinar!

A proposta pedagógica Waldorf que surgiu na Alemanha com o objetivo de formar pessoas com uma capacidade de pensar, raciocinar e encarar a realidade de uma maneira mais livre da exercida no senso comum da época. A linha de abordagem pedagógica promove o desenvolvimento de crianças a partir de suas próprias potencialidades. No seu modelo de ensino, as instituições que adotam essa proposta pedagógica não dão ênfase aos aparatos materiais como computadores, brinquedos complexos e aprimorados.

As escolas de educação infantil que aplicam o modelo pedagógico Waldorf se mostram muito ligadas às artes, música e outras formas que promovam a interação entre os estudantes. Nessas instituições de ensino não se encontra uma hierarquia como nas escolas tradicionais. As avaliações nessas instituições não se dão por meio de notas, mas, de forma contínua e diversificada, permitindo que os alunos não se sintam pressionados a aprender, promovendo uma busca natural pelo conhecimento.

escola-girassol-encantado (71).jpg

O que é Proposta Pedagógica?

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil do Ministério da Educação (MEC) a proposta pedagógica ou projeto político pedagógico é o planejamento responsável por orientar as ações de uma instituição de ensino, definindo também as metas a serem atingidas através do processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças cuidadas e educadas por tal instituição.

As diretrizes estabelecidas pelo MEC apontam que as instituições de Educação Infantil precisam oferecer uma série de funções sociopolíticas e pedagógicas independentemente da proposta escolhida. Confira quais são:

- Oferecer condições e recursos para que as crianças usufruam de direitos civis, humanos e sociais;
- Assumir a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças juntamente com as famílias;
- Promover a igualdade de oportunidades educacionais entre crianças de diferentes classes sociais;
- Possibilitar a convivência entre crianças e adultos e crianças quanto à ampliação de saberes e conhecimentos distintos;
- Construir novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de qualquer relação de dominação.